New York: Estátua da Liberdade e Battery Park

       
      Essa estátua apelidada carinhosamente pelo povo americano de Miss Liberty (Senhorita Liberdade) merece que você reserve uma tarde ou uma manhã para sua visita. Localizada na Ilha da Liberdade, a estátua consagra o bom relacionamento entre o povo americano e o povo francês, um presente de Napoleão III para comemorar o centenário de Independência dos Estados Unidos.

ESTÁTUA DA LIBERDADE
ESTÁTUA DA LIBERDADE

       O monumento foi construído com cobre, mas devido a uma reação química formou-se uma camada verde que conferiu a cor atualmente conhecida da estátua. O cobre era muito utilizado na época nas construções como se pode observar em várias coberturas de prédios espelhados por toda a ilha, que também possuem a mesma coloração verde-azulada.

Figura bastante imponente, com 92,90m de altura (incluindo a sua base), a mulher segurando na sua mão uma tocha que representa a Liberdade iluminando o mundo.

Para visitar a estátua é necessária a compra dos bilhetes que incluem o transporte de balsa até a Liberty Island, passando também no retorno pela Ellis Island, onde se localiza o Museu da Imigração.  Os passes permitem acesso total à ilha, mas quando fiz o passeio o visitante não tinha permissão para adentrar no monumento, devido a uma obra de reforma.

     O ingresso para a balsa pode ser adquirido no Battery Park (Lower Manhattan), caso esteja partindo da ilha de Manhattan, ou do Liberty State Park, se a partida for de New Jersey. Eu peguei a balsa no Battery Park, parque muito interessante! Pois além de ser uma área bem arborizada, onde você pode sentar e descansar um pouco, também permite fazer caminhadas ao lado da orla da Bahia de New York ou lanchar um hot-dog típico com vista para o mar. Poderá também ver a The Sphere, uma esfera de metal que ficava estabelecida no World Trade Center e foi resgatada após o atentado e instalada sem ser restaurada em memória de todas as vítimas do 11 de setembro. Nesse parque também tive acesso a hábitos característicos dos moradores de Manhattan, vi um grupo de jovens reunidos carregando um som e fazendo passos de dança de rua. Me senti na cena de um filme! Outra experiência engraçada foram uns vendedores com carrinhos de supermercado cobertos com lençol, vendendo bolsas de marca falsificadas hehehehe Muito engraçado!

THE SPHERE - BATTERY PARK
THE SPHERE - BATTERY PARK

ORLA DO BATTERY PARK
ORLA DO BATTERY PARK

Eu não tive problemas com fila para adquirir o passe da balsa, pois comprei o New York Pass, evitando a fila para compra. Mas a fila para pegar a balsa, não tem como fugir. Essa leva muitas pessoas a considerarem esse passeio a maior furada! Para mim, valeu à pena, mas é uma questão pessoal. A fila se dá principalmente devido a revista que é feita nos aparelhos de raio-x e detector de metais antes do embarque, mais rigorosa que na entrada de aeroportos. Os americanos devem consideram a estátua um alvo potencial para ataques terroristas, pois são muito rigorosos nessa revista, até mesmo um pouco grosseiros. Mas nada que atrapalhe o encanto do passeio. Outra opção para diminuir a espera em filas, é programar o dia da visita e comprar antecipadamente no site www.statueoflibertytickets.com.

       Depois de toda a batalha em filas e revista, UFA finalmente você tem acesso à balsa, se puder fique no andar de cima que é aberto e você poderá curtir mais esse passeio. Consegui meu lugar, bem localizado e nesse momento tive uma experiência muito interessante, as gaivotas da região são super domesticadas. Acostumadas com os petiscos que os turistas oferecem, elas ficam seguindo a balsa, muito próximas dos turistas. Parece que elas vão encostar na gente, um momento emocionante, pelo menos para mim que adoro os animais e nunca havia chegado tão perto de uma gaivota. Quanto mais a balsa se afasta da costa, melhor fica o passeio, pois você terá uma visão única da ilha de Manhattan, podendo observar o famoso skyline (silhuetas de prédios). E quando você vai se aproximando da Estátua você consegue fotos fantásticas dela. A viagem dura cerca de 40 minutos, então aproveite para tirar muitas fotos!

GAIVOTAS FAZENDO UMA BOQUINHA
GAIVOTAS FAZENDO UMA BOQUINHA

SKYLINE DE MANHATTAN
SKYLINE DE MANHATTAN

ESTÁTUA DA LIBERDADE VISTA DA BALSA
ESTÁTUA DA LIBERDADE VISTA DA BALSA

Além de ver a estátua bem de perto, na ilha o visitante pode caminhar pelo parque existente no local, vislumbrar a ilha de Manhattan, alimentar-se em uma das lanchonetes ali existentes e visitar a loja de presentes e souvenirs. Aproveitei para comprar várias lembrancinhas, tinha até caneta e chaveiro com meu nome!

PRAÇA DA ILHA DA LIBERDADE
PRAÇA DA ILHA DA LIBERDADE

O tempo de estadia na ilha é livre, quando você desejar partir você pegará a balsa em direção à Ellis Island. Quando eu fiz o meu passeio, a barca retornou direto para Manhattan devido ao avançar da hora. Por isso não posso dizer se esse outro passeio vale ou não a pena. Mas eu não tinha muito interesse pelo tema! O que eu vi sobre o museu no filme do “Hitch – o Conselheiro Amoroso”, já me bastou! hehehhehehe

DI E A ESTÁTUA DA LIBERDADE
DI E A ESTÁTUA DA LIBERDADE

A volta de balsa é menos interessante, claro. O passeio é para turistas mesmo, portanto como eu era turista, me propus a passar por todas as experiências! E para mim valeu! Mas só você indo para saber o que pensa!

        Por hoje é só! Beijos. Di.




      POSTS SOBRE ASSUNTOS RELACIONADOS:
       - COMO ORGANIZAR SUA VIAGEM PARA NEW YORK
       - ONDE ECONTRAR CUPONS DE DESCONTO PARA OS SHOWS DA BROADWAY
       - ROCKEFELLER CENTER
       - TIMES SQUARE
       - EMPIRE STATE OF BUILDING
       - COMPRAS EM MANHATTAN (ROUPAS E ACESSÓRIOS)
       - WALL STREET
       - CENTRAL PARK
       - BROOKLYNG BRIDGE 
       - ATLANTIC CITY         


CONVERSATION

2 Comentários :

  1. Olá Diana! Em que ano você realizou esta viagem? Pois olhando no google maps as imagens do Battery Park estão diferentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão Vanessa, essas fotos são um pouco antigas. Eu fui em 2012!

      Beijos da Di.

      Excluir

Volte
p/ topo